Telegram x Signal: WhatsApp atualizou seus termos de serviço e agora todo o usuário do WhatsApp vai compartilhar algumas informações para o Facebook, que é o dono do aplicativo de mensagens. Por causa disso muitas pessoas estão migrando para o Telegram e Signal e vais direto do WhatsApp que possuem ótimos controles de segurança, privacidade e outras facilidades também.

Agora você vai acompanhar um resumo de ambos os aplicativos para ajudar na missão de dar uma adeus ao WhatsApp se você quiser.

O Signal possui uma criptografia cliente-cliente por padrão e significa que automaticamente todas as suas conversas estão protegidas ali logo de cara, de maneira bem intuitiva.

O Telegram possui também criptografia, mas não é algo padrão, é preciso abrir um chat seguro para usufruir dessa camada Extra de segurança.

Ambos os aplicativos possuem código aberto, diferente do WhatsApp, o que permite ali uma aproximação de especialistas de segurança e a rápida correção de problemas que venham a surgir.

Telegram x Signal

Telegram x Sginal - Qual usar para substituir o WhatsApp?

O Signal traz alguns recursos de segurança bem interessantes. Você não consegue capturar a tela de uma conversa, é possível configurar mensagens que sejam apagadas automaticamente após a leitura e você pode iniciar uma conversa com qualquer usuário Signal sem ter a pessoa como um contato na sua agenda, usando ali apenas um número de telefone mesmo. Com isso tudo o Signal se torna uma melhor opção, caso você esteja focado em segurança e privacidade. Por outro lado aplicativo não tem tantas funções quanto Telegram e acaba sendo um desconhecido ali do grande público.

A primeira camada de segurança criptografia cliente-servidor é usada nos chats privados e em grupos no Telegram, ou seja, as informações criptografadas circulam pelo sistema e em nuvem na plataforma, diferente do Signal.

No chat secreto o Telegram alerta quando o outro usuário deu um print da sua conversa, o que não faz sentido, seria mais interessante mesmo bloquear o printscreen. E ainda é possível configurar o tempo de exibição da mensagem, pra ela se apagar depois de um tempo.

Semelhanças

Uma coisa bacana existente entre os dois apps é a questão de poder conversar com seus contatos via programa ou web no PC, sem a necessidade de uma conexão com o celular, o que acontece com o WhatsApp.

Mais Recursos

Sobre os recursos, o Telegram oferece suporte para grupos com até 200.000 membros, bots, enquetes, questionários, #hashtags e mais uma cacetada de coisa.

Conclusão

No fim das contas o seu modo de uso de internet vai influenciar na sua escolha. Se você é uma pessoa preocupada com os seus dados e tem como motor a privacidade total, o Signal com certeza é o seu caminho, mas se você tem muitos amigos e acaba sendo um Heavy User de grupos e emoticons o Telegram vai servir muito bem, tem os stickers que também são bem legais.

E são os dois principais substitutos que estão surgindo aí ganhando espaço, graças a derrocada do WhatsApp aí de agora. Claro que também vai atrás de uma declaração recentemente desmentindo aí esse controle total por parte do Facebook.

Compartilhe ele pelos contatos em geral e eu agradeço a sua presença um abraço até a próxima.