O que é um emulador de games e como funciona?

Emuladores são uma classe de software de computador que permite a um sistema operacional simular um sistema operacional diferente, a fim de executar um aplicativo destinado a este outro sistema.

Neste artigo, além de indicar os emuladores que você pode instalar, veremos também sua finalidade e como o emulador funciona.

O que é um emulador?

Na computação, um emulador é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele.

Hoje em dia, o termo “emulador” é frequentemente usado em videogames. Os emuladores de videogame se tornaram populares na década de 1990 porque permitiam que as pessoas jogassem títulos de videogame mais antigos em desktops modernos. Com a popularidade dos smartphones e tablets, os emuladores que podem rodar iOS ou Android em PCs também conquistaram muitos fãs.

Como funcionam os emuladores

Diferentes tipos de emuladores usam várias técnicas de emulação, mas o objetivo final é sempre o mesmo: replicar a experiência de uso do hardware ou software original. Alguns emuladores até excedem o desempenho do produto original e incluem outros recursos.

A emulação requer muitos recursos de computação. Como geralmente são criados por programadores voluntários que trabalham de graça, o desenvolvimento do emulador pode demorar muito.

O conceito de emulação e virtualização está intimamente relacionado. Uma máquina virtual é um emulador que pode ser executado no hardware básico do sistema host. Portanto, nenhuma taxa de emulação é cobrada, mas em comparação com o computador original, a função da máquina virtual é limitada.

Por que usar emuladores?

Se você é um usuário Mac e deseja usar aplicativos que estão disponíveis apenas para Windows, sua única opção (além de comprar outro computador Windows) é usar um emulador. O emulador também desempenha um papel importante na preservação digital.

Equipamentos especiais podem ser usados ​​para baixar programas armazenados em formatos desatualizados (como jogos antigos) como arquivos ROM (Memória Só de Leitura). A ROM pode então ser copiada usando um emulador projetado para o sistema de jogo original.

O que faz o emulador ficar mais lento?

Ao usar um emulador, você geralmente encontra problemas porque é muito lento e pode até travar o computador. Isso se deve à diferença entre os conjuntos de instruções.

O desempenho do emulador às vezes é ruim, porque cada instrução da CPU recebida pelo emulador deve ser convertida de um conjunto de instruções para outro. Além disso, essa tradução do conjunto de instruções ocorre em tempo real.

A tradução do conjunto de instruções forma a base de como o emulador simula todo o dispositivo dentro do computador. Assim como uma tradução humana, ele transferirá rapidamente uma conversa entre duas pessoas que falam idiomas diferentes. Mesmo que a tradução seja muito rápida, você sempre encontrará algum “atraso”. Quanto mais complexo o idioma, mais lenta é a velocidade de tradução.

3 Maneiras De Usar A Emulação

Existem várias maneiras de usar a emulação. Você pode até mesmo estar usando agora sem saber! Estes são alguns exemplos famosos.

  1. Execute Programas De 32 Bits No Windows De 64 Bits

O que são emuladores de games e como funciona?

O Windows de 64 bits é diferente do Windows de 32 bits. A versão de 64 bits do Windows pode usar uma camada de compatibilidade especial para executar programas de 32 bits. Como o design dos programas de 32 bits já é muito semelhante, não há necessidade de emular todo o sistema para fazer as coisas funcionarem. Portanto, o processo é muito rápido.

  1. Emular Cada Console

Os consoles mais recentes são difíceis de emular. Não apenas os mais recentes. Por exemplo, embora o PlayStation 3 tenha sido lançado no mercado em 2006, ainda é difícil emular uma grande quantidade de jogos do console e do   Xbox 360. PS4 e Xbox One estão muito atrás disso.

Apesar disso, ainda existem muitos emuladores adequados para muitos consoles de videogame antigos, incluindo aqueles dos anos 90. É bom rodar emuladores de videogame antigos em hardware moderno. Os jogos mais antigos podem melhorar o desempenho.

Dependendo do emulador, você pode usar gráficos de alta definição ou até 4K e usar o poder de computação adicional para jogar em uma resolução muito maior do que a resolução original.

  1. Teste diferentes sistemas operacionais

Geralmente, se você deseja experimentar um novo sistema operacional, é necessário instalá-lo no disco rígido. Por meio da emulação, você pode usar uma máquina virtual para executar diretamente um sistema operacional separado no sistema operacional atual.

Há várias razões para isso. Se sua instalação não estiver funcionando bem, você não precisa se preocupar, pois está limitada a ambientes virtuais. Se você quiser experimentar um sistema operacional que não seja compatível com o hardware do computador, essa também pode ser sua única opção.