empréstimo pessoal

Você está pensando em obter um empréstimo pessoal? Nesse caso, explicaremos em detalhes o que é um empréstimo pessoal, como funciona, quem tem acesso a esse empréstimo e onde solicitar, entre outras coisas. Vamos?

O que é um empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é oferecido por instituições financeiras e está facilmente disponível, sendo uma das opções no mercado para quem precisa de dinheiro rapidamente. O solicitante do valor será submetido a uma análise de crédito em serviços de proteção ao crédito como Serasa e SPC, que verificam o comportamento dos pagamentos, a presença de dívidas, etc.

Em caso de aprovação, o valor do empréstimo é creditado em conta corrente. Pela facilidade de obtenção do empréstimo, essa modalidade de crédito possui uma das maiores taxas de juros do mercado.

Qual é o momento para solicitar?

Qualquer pessoa que solicite um empréstimo geralmente precisa de uma quantia para reduzir uma dívida com uma taxa de juros mais alta, como um cheque especial ou um cartão de crédito, ou quando você precisar de dinheiro em uma emergência.

Os empreendedores também usam empréstimos pessoais para iniciar seu próprio negócio ou expandir sua empresa. Isso significa que ele não precisa necessariamente ter um objetivo específico!

Onde posso solicitar?

Você pode solicitar um empréstimo pessoal para pessoas físicas em bancos, instituições financeiras, serviços bancários pela Internet, caixas eletrônicos, cooperativas, lojas de departamento.

No banco: basta encontrar o banco pessoalmente, ir diretamente ao Internet banking ou caixa eletrônico. Se você já tem uma conta corrente, pode já ter uma linha de crédito pré-aprovada.

Ao conversar com seu atual gerente de atendimento ao cliente, reserve um tempo para aprender os detalhes da taxa de juros e outros custos, como o custo efetivo total (CET), ou seja, a taxa de juros final.

Para obter o empréstimo é necessário concordar com os termos do contrato, como taxa de juros e número de contribuições. É bom saber que os termos de um empréstimo pessoal variam de instituição financeira para instituição financeira.

Quem pode contratar?

Pessoas maiores de 18 anos possuem documento de identidade válido e residem no Brasil.

Algumas instituições financeiras liberam emprestado o valor necessário, mesmo que você tenha um CPF negativo. No entanto, geralmente com uma taxa de juros mais alta.

Posso obter mais de um empréstimo pessoal?

Sim, mas a última palavra é dita pelo banco. Ele deve realizar uma análise de CPF antes de “sim”.

Se você deseja solicitar um segundo empréstimo, é necessário conhecer as condições de pagamento, o que é possível com um bom planejamento financeiro.

Algumas instituições financeiras não exigem comprovação de rendimentos ou garantias de pagamento.