Android poderá ser atualizado mesmo se o celular não tiver mais espaço


0

O Google possui uma nova ferramenta de atualização do Android que deve facilitar a vida dos usuários que estão com pouco espaço livre no celular. A novidade, que deve chegar com o Android O, deve ajudar a realizar a atualização sem precisar apagar aplicativos ou limpar as fotos do aparelho.

Como funciona hoje: quando uma atualização é liberada para o seu celular, você precisa fazer o download de um arquivo de, normalmente, 1 GB. Esse bloco é baixado para a partição de armazenamento do usuário, para que o update seja instalado na partição do sistema. Se você não tem espaço, vai precisar dar um jeito de liberá-lo, o que normalmente é um processo triste e que exige sacrifícios.

Com o novo sistema, porém, o Google deve driblar essas restrições, mas não é nenhuma mágica. Android 7.0, a empresa introduziu um novo sistema de duas partições do sistema, que reduziria o transtorno que é esperar vários minutos (dependendo, poderia chegar a uma hora) para concluir a atualização. A ideia era que enquanto você usa o seu celular na partição A, a instalação é feita na partição B. Ao final, o sistema coloca o usuário para usar a partição B como se nada tivesse acontecido.

Quando você está sem espaço, apenas a partição de usuário está cheia. Esse sistema A/B ainda tem espaço para atualizações. Como explica o site Ars Technica, o site source.android.com, que traz a documentação relativa ao código-fonte do sistema, aponta que, com o Android 8.0, o sistema poderá baixar os updates diretamente para a partição de sistema inativa, deixando-a em um estado pronto para o boot. Assim, não é mais necessário ter 1 GB de espaço livre na partição do usuário, e você não precisará mais limpar suas fotos e apps.

Segundo os documentos do Google, esse recurso também pode ser integrado ao Google Play Services, o que permitiria que a função fosse disponibilizada para aparelhos que não tenham o Android 8.0, atingindo também modelos com as versões 7.0 e 7.1.

Isso dito, o recurso deve permanecer opcional, e as fabricantes poderão escolher se oferecerão o sistema de partições A/B para seus usuários. Atualmente, são poucas as empresas que oferecem essa funcionalidade, então é possível que esta novidade útil continue restrita aos usuários do Google Pixel.


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Curti Curti
0
Curti
Adorei Adorei
0
Adorei
Deslike Deslike
0
Deslike
Ruim Ruim
0
Ruim
O que ? O que ?
0
O que ?
LOL LOL
0
LOL
Muito Bom Muito Bom
0
Muito Bom
Que Dogra Que Dogra
0
Que Dogra
Gel Tutoriais

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
%d blogueiros gostam disto: