Facebook considera desenvolver um smartphone modular


0

O Facebook pode ser a próxima companhia de tecnologia a explorar o conceito de modularidade para um dispositivo móvel. Pelo menos é o que indica uma patente da empresa publicada nesta quinta-feira, 20, pelo órgão americano responsável por analisar e catalogar ideias.

O documento, originalmente registrado em janeiro de 2016, trata sobre um “dispositivo modular eletromecânico” que teria suas funções “definidas pela combinação de módulos anexados a um chassi”.

Na justificativa da patente, o Facebook lembra que eletrônicos geralmente têm um ciclo de vida curto, com o consumidor sendo obrigado a se desfazer de um dispositivo que muitas vezes está bom, mas que não tem mais como acompanhar o nível de inovação do mercado.

“Tipicamente, os componentes de hardware incluídos em eletrônicos que são considerados ‘desatualizados’ ainda estão usáveis”, diz a empresa. “Contudo, os componentes de hardware não podem mais ser reutilizados, uma vez que os eletrônicos são desenvolvidos como sistemas fechados. Da perspectiva do consumidor, o ciclo de vida de eletrônicos convencionais é caro e um desperdício.”

Para combater isso, o Facebook acredita que o ideal seria desenvolver produtos como seu “dispositivo modular eletromecânico”. A ideia segue os mesmos preceitos do Projeto Ara, adquirido, desenvolvido e, posteriormente, encerrado pelo Google: a pessoa compra o aparelho e depois vai atualizando seu hardware trocando peças como câmera, bateria, processador etc.

Quem descobriu o documento foi o Business Insider, e o site chama atenção para o fato de que a patente está registrada sob o nome de quatro pessoas que trabalhavam para a Nascent Objects, empresa comprada pelo Facebook no ano passado que usa impressão tridimensional para criar rapidamente protótipos modulares.

Além disso, a divisão responsável pela aplicação da patente, chamada Building 8, está cheia de ex-funcionários do Google que passaram pelo Projeto Ara. Como ressalta o The Verge, a chefe da divisão, Regina Dugan, é um deles.

Outra função especificada na patente é a possibilidade de que o dispositivo opere de forma semelhante às caixas de som inteligentes que começaram a pipocar no mercado — Google Home, HomePod (Apple), Echo (Amazon). E um dos chefes da Building 8, Bernard Richardson, trabalhou no desenvolvimento da Alexa, a assistente virtual da Amazon.



Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Curti Curti
0
Curti
Adorei Adorei
0
Adorei
Deslike Deslike
0
Deslike
Ruim Ruim
0
Ruim
O que ? O que ?
0
O que ?
LOL LOL
0
LOL
Muito Bom Muito Bom
0
Muito Bom
Que Dogra Que Dogra
0
Que Dogra
Gel Tutoriais

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format