Anatel vai bloquear celulares piratas a partir de setembro deste ano


0

Anos depois de iniciar a guerra contra os celulares piratas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai passar a bloquear a conexão de aparelhos falsificados a partir do segundo semestre de 2017. A medida foi informada pelo próprio órgão e visa diminuir a circulação de aparelhos que funcionam de maneira irregular no país.

O processo de bloqueio começa no dia 30 de junho com uma notificação aos telefones e vai afetar inicialmente apenas os novos aparelhos. Passados 75 dias desta data, os celulares que não possuírem certificado da agência e número de IMEI válido deixarão de funcionar.

De acordo com as operadoras móveis, a estimativa é de que cerca de 1 milhão de aparelhos piratas são ativados por mês no Brasil. Tal número fez com que os smartphones se tornassem o quarto produto mais pirateado do país, de acordo com uma pesquisa do Ibope.

A grande maioria destes aparelhos é produzida com materiais de qualidade inferior e chegam ao país em contrabandos. Além de prejudicarem as empresas pela concorrência desleal, já que são muito mais baratos do que os celulares “originais”, os smartphones piratas também não oferecem a mesma segurança aos dados dos usuários e, por isso, podem se tornar ferramentas perigosas em termos de privacidade.

A medida agradou outras instituições que combatem a venda de celulares piratas no Brasil. A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), por exemplo, se posicionou favorável à decisão. Em nota, a Abinee afirma que a proibição “é acertada no sentido de combater a informalidade e conferir maior segurança os consumidores”.


Quem também pode ter ficado feliz com a notícia são as operadoras. Em 2013, as empresas de telefonia móvel se posicionaram a favor da proibição e, inclusive, apoiaram a decisão da Anatel de bloquear chamadas realizadas por telefones falsos.

A Anatel tem sido muito ativa durante o mês e maio para combater a venda de celulares proibidos no Brasil. Semanas atrás, houve a solicitação para que o site Mercado Livre excluísse os anúncios de vendas dos chamados microcelulares, aparelhos pequenos e que não possuem a homologação da agência.

Fonte: Olhar Digital 

Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Curti Curti
0
Curti
Adorei Adorei
0
Adorei
Deslike Deslike
0
Deslike
Ruim Ruim
0
Ruim
O que ? O que ?
0
O que ?
LOL LOL
0
LOL
Muito Bom Muito Bom
0
Muito Bom
Que Dogra Que Dogra
0
Que Dogra
Gel Tutoriais

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
%d blogueiros gostam disto: