Veja como configurar um roteador D-Link


0

Ter uma rede segura na sua casa ou empresa é algo imprescindível, mas muitas vezes a configuração do roteador, a porta de entrada da internet, se torna um grande obstáculo.

Para mostrar como realizar uma configuração efetiva em um roteador da marca D-Link (uma das mais famosas do mercado), criamos um tutorial que deve tirar algumas dúvidas que você possa ter.

Este tutorial foi feito em cima das funções do roteador D-Link modelo DIR-300.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

1) Instalando o roteador

Talvez esse seja o passo mais simples de todo o tutorial: você precisa ligar um cabo de rede ao seu modem e a outra ponta na entrada WAN do seu roteador. Feito isso, conecte outros computadores via cabo, caso você venha a ter algum.

Essa instalação é necessária pois, assim, a conexão sai do seu modem e passa para o roteador que, por sua vez, a distribui para as diferentes máquinas que estarão em rede.


2) Acessando a página de configuração do roteador

Com o roteador conectado, é hora de entrar nas configurações do seu aparelho. Para acessar a página, entre com o seguinte endereço em qualquer navegador:

http://192.168.0.1

Em “User Name”, utilize o nome “Admin”; em “Password”, você pode deixar o campo em branco.

Clique em “OK” e entre na tela de configuração do roteador D-Link.


3) Protegendo as suas configurações

Para aumentar a segurança das suas configurações, é interessante que você tome algumas medidas como alterar a senha geral do roteador e selecionar a maneira de conexão da sua rede.

3.1) Alterando a senha

Clique em “Maintenance” e clique no botão “Admin Setup”. Feito isso, crie uma nova senha no campo sob “Administrator”. Confirme e clique em “Apply”. Pronto, a senha geral foi alterada.

3.2) Escolhendo o tipo de conexão ativa
Para evitar que computadores fora da sua rede tentem se conectar, você pode optar em desligar a conexão sem fio do seu roteador, de forma que somente os computadores ligados por cabo possam se conectar.

Para fazer isso, é muito simples. Basta você, na tela principal do roteador, escolher a opção “Wireless Setup” e desmarcar a caixa “Enable Wireless”.


4) Configurando a senha para conexão sem fio

Caso você deseje que a sua rede tenha conexão sem fio ativa para todos os usuário, é importante que você coloque uma senha para manter a segurança de todos e evitar que terceiros utilizem a rede.

Para fazer isso, dentro da página inicial do roteador, encontre o botão “Wireless”. Dentro da opção, clique em “Wireless Settings”. Na área nomeada “Wireless Security Mode”, escolha a opção “Enable WEP Wireless Security”.

Em “WEP Encryption”, selecione “128Bit”. Em seguida, no campo “WEP Key”, você deve incluir uma nova senha para a sua rede sem fio.

Quando terminar, clique no botão “Save Settings”, presente no topo da tela.


5) Altere o seu SSID


Caso você prefira mudar o nome da sua rede, tornando-a mais fácil de ser localizada pelos computadores que compartilham a sua conexão, clique em “Wireless Settings”. Dentro dessa área, vá até “Wireless Network Settings” e, no campo “Wireless Network Name”, inclua o nome que você quer dar à sua rede.
Feito isso, salve o título clicando em “Save Settings”, no topo da tela.

Para desativar a transmissão de SSID, selecione a opção “Enable Hidden Wireless”. Isso ocultará o nome da rede, deixando-a escondida para pessoas que possam querer compartilhar a sua conexão.


6) Filtrando os endereços MAC

Para filtrar os endereços MAC, clique na aba “Advanced” na tela de configuração do seu D-Link e selecione a opção “Network Filter”.

Nessa área, selecione a opção “Turn MAC Filtering ON and ALLOW computers listed to access the network”. Basicamente, você estará permitindo que os computadores listados possam se conectar à sua rede.

Digite o nome e o endereço MAC dos computadores que você deseja manter em sua rede, começando com a máquina que você está usando para configurar o roteador. Para finalizar, clique em “Save settings”, no topo da tela.

Créditos: Tec Mundo 

Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Curti Curti
0
Curti
Adorei Adorei
0
Adorei
Deslike Deslike
0
Deslike
Ruim Ruim
0
Ruim
O que ? O que ?
0
O que ?
LOL LOL
0
LOL
Muito Bom Muito Bom
0
Muito Bom
Que Dogra Que Dogra
0
Que Dogra
Gel Tutoriais

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
%d blogueiros gostam disto: