Segundo a Receita Federal, as pessoas que receberam rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a 28.559,70 reais, devem fazer a declaração de imposto de renda. O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2017 começa no dia 2 de março e termina no dia 28 de abril. Se você ainda não preparou seu computador para fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, veja nesse tutorial como instalar os programas necessários para criar a sua declaração no macOS e no Windows.

Antes de começar a instalar o software do IRPF 2017, você precisa já ter instalado a versão mais recente do Java Runtime no seu computador. Depois, acesse a página do IRPF 2017 Receita Federal e baixe o instalador do programa para Windows ou macOS. Feito isso, basta seguir os passos abaixo.

Como instalar o IRPF 2017 no Windows

Passo 1. Abra o Explorer, acesse a pasta onde o instalador do IRPF 2017 foi salvo e execute-o. Se for solicitado, clique em “Sim” ou forneça as credenciais necessárias para a execução;

Passo 2. Na primeira tela, apenas clique no botão “Sim”;

Passo 3. Na tela de apresentação, clique no botão “Avançar”;

Passo 4. Na próxima tela, clique no botão “Procurar…” para selecionar a pasta na qual deseja instalar o programa e depois clique no botão “Avançar”. Ou apenas clique no botão “Avançar” (que é o recomendável);

Passo 5. Agora, confirme a instalação clicando no botão “Avançar”;

Passo 6. Na última tela, marque ou desmarque a opção que cria um ícone do programa na área de trabalho e clique em “Concluir”.

Como instalar o IRPF 2017 no macOS

Como o IRPF 2017 Receita Federal foi baixado fora da Mac App Store, antes tentar executá-lo, é necessário autorizar a instalação de programas externos no macOS. Depois, para instalar o IRPF 2017 no Mac OS X basta seguir os passos abaixo.

Passo 1. Depois de baixar o instalador do IRPF 2017 Receita Federal, clique no ícone de transferência na Dock do sistema. No menu que será exibido, clique no tem IRPF2017;

Passo 2. Na janela do instalador, clique e arraste o ícone do IRPF2017 para o item “Applications”. Isso levará o programa para a pasta de aplicativos do macOS, ou seja, o programa já está instalado.

Pronto! Agora você já pode executar o programa e começar a preparar sua declaração de imposto de renda.
p
Se tiver dificuldade, procure um profissional especializado para ajudá-lo ou consulte o manual do programa e a página da Receita Federal. Neste ano, apenas um software fará a produção do relatório do IR enviado ao governo e também a transmissão/envio. Portanto, ficou ainda mais fácil.

Fonte: TechTudo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.