Novo vírus ‘sequestra’ PCs, mas libera vítima que infectar duas pessoas


0

O ransomware, o tipo de vírus que sequestra o computador da vítima com criptografia e exige o pagamento de um resgate para liberar o acesso, é a praga do momento. Os cibercriminosos tem ficado, inclusive, cada vez mais criativos nos métodos de infecção e disseminação da ameaça. O mais novo exemplo é um novo malware que infecta seu computador e dá duas opções: ou o usuário paga, ou ele pode infectar dois amigos e se livrar do problema.

O vírus se chama Popcorn Time, o mesmo nome da plataforma de streaming de filmes e séries pirateados, que emula o funcionamento da Netflix. No entanto, o software malicioso não tem nada a ver com o serviço real, e em vez de divertir o usuário do computador, apenas bloqueia o acesso ao conteúdo daquela máquina.
Os hackers pedem uma bitcoin (atualmente cerca de US$ 750) para liberar o acesso novamente ao PC. No entanto, se a vítima não puder ou não quiser pagar, existe a alternativa de jogar os amigos na fogueira. Assim, se duas outras pessoas conhecidas forem infectadas e pagarem pela liberação, o usuário original recebe gratuitamente a chave para desbloquear seu computador.
Este esquema de pirâmide é malignamente inteligente por alguns motivos. O ransomware Popcorn Time por mais criminoso que seja, também funciona como um experimento psicológico, já que apela para instintos primitivos do humano, o bom e velho “comer ou ser comido”, em que a alternativa para não se dar mal é fazer com que outras pessoas se deem mal no seu lugar.
Claro que esta observação do comportamento humano não é a prioridade do cibercrime, que também visa a ampliação do lucro com os ataques. Afinal de contas, se duas pessoas pagarem em vez de apenas uma, o lucro da operação é dobrado.
Do ponto de vista de engenharia social, a ideia também é interessante. Afinal de contas, é muito mais fácil conquistar novas vítimas quando o vetor de distribuição do vírus é uma pessoa conhecida. É bastante difícil convencer alguém a clicar em algum spam óbvio, mas se o seu colega de trabalho enviar um link, você provavelmente vai clicar.
O ponto positivo é que o malware Popcorn Time ainda está em desenvolvimento, e seu código não está finalizado, o que significa que ainda há outras maneiras de evitar essa situação desagradável. No entanto, o sistema está evoluindo e pode ficar mais próximo da invulnerabilidade com o tempo, como observa a equipe MalwareHunterTeam, que descobriu o Popcorn Time.
E, de qualquer forma, ainda restam questões sobre a eficácia do método de ataque. Por mais inovadora que ela seja, este vetor humano-humano para disseminação do vírus pode não ser exatamente viável. Mesmo assim, só o fato de a proposta existir já é um risco; afinal de contas, mesmo se ela falhar, outros hackers podem observar o que deu certo e o que deu errado para evoluir o conceito.

Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Curti Curti
0
Curti
Adorei Adorei
0
Adorei
Deslike Deslike
0
Deslike
Ruim Ruim
0
Ruim
O que ? O que ?
0
O que ?
LOL LOL
0
LOL
Muito Bom Muito Bom
0
Muito Bom
Que Dogra Que Dogra
0
Que Dogra
Gel Tutoriais

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format